Por Redação, do Nísia Digital. Um trabalho de equipe. É assim que se pode traduzir todas as ações que vêm sendo desenvolvidas no Projeto da Biblioteca Comunitária; “Dona Mariinha” desde que foi inaugurada, dia 27 de julho de 2013. O evento “CRIANÇA BRINCA, APRENDE E CANTA COMO CRIANÇA”, realizado nessa sexta-feira, 25, soma o terceiro de destaque realizado no espaço. Todos com uma característica bem singular: cultural e educativo. Esse traço coaduna com a filosofia do projeto desde o ato de sua criação.
O evento prestou homenagem ao dia da criança, que foi comemorado dia 12 no calendário, mas por motivo de compromisso da agenda da professora Rejane, não pode ser executado nesse dia. A cada ação cultural e educativa realizada, percebe-se o grau de comprometimento e dedicação de toda equipe envolvida. Considerando-se que se trata de um projeto mantido 100% pela ação do voluntariado, é visível o nível de organização e criatividade e união com que todo trabalho é pensado, planejado e realizado.
As crianças tiveram a oportunidade de resgatar e vivenciar as brincadeiras, jogos e desafios que eram praticados na infância dos adultos. Além de ser recepcionadas com uma peça teatral do Chapeuzinho Vermelho em nova versão. A peça foi criada pela professora de Teatro, a curitibana Karla, e apresentada pelos jovens voluntários do projeto. A equipe de moradores da região também prestou valiosa contribuição na realização das brincadeiras e organização do ambiente A professora Rejane junto a sua rede de amigos (de Natal) e parceiros conseguiu uma significativa doação de brinquedos que pode contemplar o desejo de todas as crianças presentes no evento.
A FM Executivo e a Unifacex, nas pessoas do Sr José Maria e sua esposa Valéria Aquino, doaram duas bicicletas e lancheiras. Leda Empório também prestou preciosa contribuição com brinquedos. Essa é a segunda colaboração de Leda à biblioteca, situada na comunidade de Tororomba – Nísia Floresta. “É uma alegria compartilhada poder contar com todo esse grupo de pessoas que acolheu, com tanto carinho, amizade e amor, esse projeto de promoção à leitura, à cultura e à cidadania”, mesmo com um ritmo de trabalho intenso, nos últimos, meses, poder proporcionar momentos de felicidade que a gente percebe no olhar dessas crianças, não tem preço”, reflete a professora Rejane Souza, idealizadora do projeto da Biblioteca.
O sucesso do evento só vem consolidar esse espaço lúdico de leituras diversas em Nísia Floresta. A prova disso são as publicações em jornais já realizadas e a disseminação do projeto em outros Estados do Brasil. Confira mais fotos do evento abaixo (Créditos: Agripino Junior/Nísia Digital):