Uma embarcação de pesca de bandeira da Nigéria encalhou na noite deste sábado (3) na praia de búzios, litoral sul do Rio grande do Norte. A bordo do pesqueiro de aproximadamente 25 metros de comprimento, estavam seis tripulantes nigerianos que foram abordados pela polícia local, após a embarcação apresentar problemas no motor e encalhar na praia.

A Marinha, através da Capitania dos Portos, foi acionada para averiguar se a embarcação possui o Atestado de Inscrição Temporária (AIT) que permite a realização de pesca estrangeira na costa brasileira.

Segundo informações do 3º Distrito Naval, a Capitania abrirá um inquérito para saber o motivo do encalhamento e detalhes sobre a embarcação.

Nesta investigação será checado se há possibilidade dos nigerianos terem “provocado” o acidente para permanecer no país. O inquérito tem o prazo de 90 dias para conclusão.

A Polícia Federal também já tem conhecimento da presença dos seis nigerianos e deverá verificar a regularidade dos estrangeiros, se são refugiados ou apenas pescadores.

FONTE - NOMINUTO.COM