Em protesto contra a implantação da bilhetagem eletrônica, o Sindicato dos Permissionários de Transporte Opcional Público de Passageiros do Rio Grande do Norte (Sitoparn) estão realizando a operação-tartaruga em vários pontos de Natal desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (26), deixando o trânsito da cidade lento em vários pontos. O local mais prejudicado é a ponte de Igapó, no sentido zona Norte/Quintas.

Para se ter uma ideia, o congestionamento já está próximo ao Nordestão do Santa Catarina, na Estrada da Redinha. Agentes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano estão tentando organizar e tráfego no local. Eles orientam os motoristas para que utilizem a Ponte Newton Navarro, que também já começa a sofrer com o alto fluxo de veículos.

Além da zona Norte, o protesto chega também a avenida Coronel Estevam e, nas imediações do largo São Pedro, próximo ao Colégio das Neves, onde o trânsito está interditado. Através de um carro de som, os manifestantes reclamam que estão excluídos do sistema de bilhetagem eletrônica, o que diminui a demanda para os alternativos.

A bilhetagem eletrônica tem representado grandes perdas para os permissionários do transporte alternativo. Com o fim do vale transporte e do ticket estudantil, muitos usuários dos coletivos passaram a utilizar somente o cartão eletrônico, válido apenas para os ônibus e, consequentemente, abandonaram o alternativo. Segundo a categoria, a redução na quantidade de passageiros já fez com que 150 cobradores e motoristas fossem demitidos.
FONTE - www.tribunadonorte.com.br