O "Efeito Diá" manifestou-se de imediato no Machadão. Na volta do técnico ao comando do América, o time rubro venceu o Coríntians de virada, 3 a 1 no jogo de "ida" da decisão do primeito turno do Campeonato Potiguar.

Quem esperava por grandes mudanças nos times - os trenadores fizerma mistério - quebrou a cara. As duas equipes vieram com as bases quie vêm atuando nas útlimas rodadas, variando apenas uma peça ou outra pelas circunstãncias.

O primeiro tempo foi do Coríntians, aproveitando bem o lado esquerdo, com o ataque ganhando com alguma facilidade de Adalberto. E foi otime visitante que abriuo marcador: aos 26 minutos, em contra-ataque, Zé Maria recebeu a bola em cuzamento e não desperdiçou - Coríntians, 1 a zero. O América, de sua parte, buscava desesperadamete o gol. Exemplo disso foi aos 35 minutos: ogerinho ganhou da zaga corintiana e cruzou na linha de fundo, David Escorpião espalmou, e a sobre ficou com Maurício Pantera que acertou em cheio no travessão.



Com a troca de Berg por Assis no intervalo, o segundo tempo passou a ser dominado pelo América. Começava a se manifestar o "Efeito Diá", e o time rubro fez o Coríntians, digamos, tomar do própro veneno, passando a explorar mais o lado esquerdo. O gol de empate veio aos 9 minutos: Assis "girou" na grande área, se livrando da zaga e chutou com gosto - a bola ainda tocou na grama antes de acabar no fundo das redes, sem defesa adequada de David Escorpião - América, 1 a 1.



A virada rubra se concretizou aos 26 minutos, quando Rafael Paraná recebeu um sobra de escanteio, viu uma "brecha" e chutou à meia distância - América, 2 a 1. O time da casa achou pouco e, quatro minutos depois, ampliou o placar: Ronny ganhou de Tuta no avanço, "limpou" a jogada e chutou com efeito - a bola fez uma curva, enganando David Escorpião. América, 3 a 1.



Considerando que o Coríntians tem a seu favor a questão dos resultados simétricos - parece não haver dirigente em terras potiguares que conheça a diferença entre os termos igual e simétrico, assunto de oitavo ano do Fundamental - agora o time caicoense terá que vencer por 3 a 1 no segundo e último jogo da final do turno, neste domingo (07) no estádio Marizão, em Caicó.

América 3 x 1 Coríntians

América
Rodolpho, Thoni, Edson Rocha, Adalberto, Rogerinho; Elielton, Rafael Paraná, Berg (Assis), Saulo; Adriano Magrão (Ronny), Maurício Pantera (Fabiano)
Técnico: Francisco de Assis "Diá"

Coríntians
David Escorpião, Gabriel, Marcão, Júlio, Neto; Rafael Potiguar, Zé Maria (Mazinho), Skilo (Tuta), Marquinhos (Samuel); Nonato, Marcos Alagoano
Técnico: Pedrinho Albuquerque

Local: Machadão (Natal)
Árbitro: Suelson Diógenes
Renda e público: R$ 69.750,00 (4.832 pagantes e 2.127 não-pagantes)
Cartões amarelos: Rodolpho, Edson Rocha, M. Pantera (AME); Marcão, Marcos Alagoano (COR)

FONTE - nominuto.com