quarta-feira, 3 de março de 2010

Cem mil potiguares ficam sem água

Uma população de cerca de 100.550 potiguares vivem uma dramática realidade de seca no interior do estado. Numa época de pouquíssimas chuvas, a Operação Pipa, responsável pelo abastecimento de 50 municípios no Rio Grande do Norte, foi suspenso no final de fevereiro por falta de recursos do governo federal necessários para que o Exército possa realizar a operação. Em cidades como Apodi, na região Oeste, a situação é crítica. Segundo o coordenador de Defesa Civil do município, Marcílio Reginaldo de Souza, a população das comunidades está desesperada com a falta de água. "Os pipeiros abastecem as cisternas e a água dura por cerca de cinco dias em cada comunidade. Mas o problema é que existem comunidades que deixaram de ser atendidas há oito dias e as pessoas estão desesperadas", afirma. A operação foi interrompida em todo o Nordeste, de acordo com o informação do Comando da 7ª Brigada do Exército.

Marcílio conta que os poços do município foram desativados e o abastecimento por meio dos carros-pipa é a única forma de eles obterem água quando não está chovendo. "Os poços estão desativados e a menor distância da comunidade até a cidade é de 10km. Então fica impossível para a população se deslocar até a zona urbana para pegar água", acrescenta.

Medidas urgentes

Ele diz que a população está se reunindo com a prefeitura para tentar viabilizar carros-pipa, mas adianta que não existem recursos destinados ao poder municipal para esta finalidade. "O carro pipa custa em média R$ 80 e a população carente não tem esse dinheiro. Com esse entendimento, a prefeitura está estudando uma possibilidade de poder arcar com essas despesas, mas não existe verba destinada ao município para essa finalidade, por isso dependemos do programa. Do jeito que está, a população fica sem nenhuma assistência", explica.

Em Apodi, o abastecimento do programa da Secretaria Nacional de Defesa Civil atende a uma média de 7,8 mil habitantes, correspondente a quase 22% de total da população do município, em uma área com um clima muito quente e semi-árido.

FONTE - diario de natal
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Redes Sociais

A melhor programação

Seguidores do Google

Arquivo