Uma população de cerca de 100.550 potiguares vivem uma dramática realidade de seca no interior do estado. Numa época de pouquíssimas chuvas, a Operação Pipa, responsável pelo abastecimento de 50 municípios no Rio Grande do Norte, foi suspenso no final de fevereiro por falta de recursos do governo federal necessários para que o Exército possa realizar a operação. Em cidades como Apodi, na região Oeste, a situação é crítica. Segundo o coordenador de Defesa Civil do município, Marcílio Reginaldo de Souza, a população das comunidades está desesperada com a falta de água. "Os pipeiros abastecem as cisternas e a água dura por cerca de cinco dias em cada comunidade. Mas o problema é que existem comunidades que deixaram de ser atendidas há oito dias e as pessoas estão desesperadas", afirma. A operação foi interrompida em todo o Nordeste, de acordo com o informação do Comando da 7ª Brigada do Exército.

Marcílio conta que os poços do município foram desativados e o abastecimento por meio dos carros-pipa é a única forma de eles obterem água quando não está chovendo. "Os poços estão desativados e a menor distância da comunidade até a cidade é de 10km. Então fica impossível para a população se deslocar até a zona urbana para pegar água", acrescenta.

Medidas urgentes

Ele diz que a população está se reunindo com a prefeitura para tentar viabilizar carros-pipa, mas adianta que não existem recursos destinados ao poder municipal para esta finalidade. "O carro pipa custa em média R$ 80 e a população carente não tem esse dinheiro. Com esse entendimento, a prefeitura está estudando uma possibilidade de poder arcar com essas despesas, mas não existe verba destinada ao município para essa finalidade, por isso dependemos do programa. Do jeito que está, a população fica sem nenhuma assistência", explica.

Em Apodi, o abastecimento do programa da Secretaria Nacional de Defesa Civil atende a uma média de 7,8 mil habitantes, correspondente a quase 22% de total da população do município, em uma área com um clima muito quente e semi-árido.

FONTE - diario de natal