domingo, 15 de agosto de 2010

Ibope: Rosalba tem 48%, Iberê 20% e Carlos 12%

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM) lidera com 28 pontos percentuais de diferença, em relação ao segundo colocado, a preferência do eleitorado potiguar para o Governo do Estado. A estatística foi revelada pela pesquisa Ibope/Fiern divulgada nesse sábado. A candidata do DEM aparece com 48%. Já o governador Iberê Ferreira (PSB), que disputa a reeleição, aparece em segundo lugar com 20%.

O terceiro colocado na pesquisa é o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, candidato pelo PDT com 12%. Os candidatos Roberto Ronconi (PTC) e Sandro Pimentel (PSOL) aparecem, cada um com 1%. Bartô Moreira (PRTB) e Simone Dutra (PSTU) não pontuaram na pesquisa. O número de indecisos soma 9% e de brancos e nulos 8%.

Se a eleição fosse hoje e considerando os números revelados pela pesquisa Ibope/Fiern, o pleito potiguar seria decidido já no primeiro turno com uma diferença de 14 pontos percentuais a favor da senadora do DEM, que tem 48%, e os demais candidatos, juntos, somam 34%. Considerando a margem de erro, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, a candidata Rosalba Ciarlini varia de 45% a 51%. Já o governador Iberê Ferreira tem uma variação de 17% a 23%. Carlos Eduardo aparece entre 9% e 15%. As variações, no cenário atual, não influiriam para levar a decisão do pleito para o segundo turno.

A pesquisa Ibope foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, no protocolo número 21603/2010 e entrevistou 812 pessoas no período de 10 a 12 de agosto. A pesquisa foi contatada pela Federação da Indústria do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) e custou R$ 47 mil.

Na pesquisa espontânea, onde o entrevistador não cita o nome dos candidatos, 57% das pessoas responderam que ainda estão indecisas. Entre os candidatos, Rosalba Ciarlini lidera com 21%. Iberê Ferreira está em segundo com 11% e 3% dos entrevistados declaram votar em Carlos Eduardo. 6% dos eleitores declaram votar em banco ou anular.

Rejeição

A pesquisa Ibope/Fiern ouviu os entrevistados também sobre a rejeição dos candidatos. Com 24% a candidata Simone Dutra (PSTU) lidera a rejeição. NO TRE/RN, a candidatura dela foi impugnada por problemas no registro.

Em segundo lugar, nos índices de rejeição, estão Sandro Pimentel (PSOL) e Iberê Ferreira (PSB), ambos com 23%. Dos entrevistados, 21% declaram não votar “de jeito nenhum” em Carlos Eduardo (PDT). O mesmo índice de Bartô Moreira (PRTB). A governadorável com o menor índice de rejeição é Rosalba Ciarlini (DEM), com 13%.

No estudo também foi revelado o percentual de confiança do eleitor para a vitória dos candidatos. Com a pergunta “Independente da sua intenção de voto, quem o(a) senhor(a) acha que será o próximo governador do Rio Grande do Norte?”, 51% responderam acreditar na vitória de Rosalba Ciarlini. Outros 17% disseram apostar na vitória de Iberê Ferreira e 8% dos entrevistados disseram acreditar que o governador será Carlos Eduardo.

Dos entrevistados, 22% disseram não saber ou preferiram não responder a questão.

Garibaldi está com 53% e José Agripino com 47%

O senador Garibaldi Filho (PMDB) lidera a preferência do eleitorado na disputa para o Senado Federal. Os números revelados pela pesquisa Ibope/Fiern apontam que, somados o primeiro e segundo votos para o Senado, o peemeedebista tem 53% das intenções de votos dos eleitores potiguares.

O senador José Agripino Maia (DEM) aparece com 47% e a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) 38%. Considerando-se a margem de erro da pesquisa, de 3 pontos percentuais, a votação do peemedebista pode variar de 50% a 56%. José Agripino Maia teria uma variação de 44% a 50%, enquanto Wilma de Faria de 35% a 41%.

O ex-vereador Hugo Manso (PT) está com 4%. Dario Barbosa (PSTU) aparece com 2%. Joanilson Rego (PSDC), Marcônio Cruz (PRTB), Clóvis Costa (PTC) e Ronaldo Garcia (PSOL) aparecem, cada um, com 1%. Alexandre Guedes (PSTU), Sávio Hackradt (PC do B) e Valdemar Soares (PSOL) não foram citados. 21% dos entrevistados citaram apenas um candidato, 15% declararam votar branco ou nulo e outros 15% disseram estar indecisos.

Estratificação

O Ibope fez a relação da votação dos candidatos ao Senado com a região do Estado, contabilizando o primeiro e segundo voto. Nesse detalhamento, o senador Garibaldi Filho tem a melhor votação na região Agreste com 63%. O peemedebista tem a menor votação no Oeste com 46%.

Já o senador José Agripino Maia tem a votação mais expressiva no Agreste, com 52%, e o menor percentual em Natal com 38%.

A ex-governadora Wilma de Faria tem o melhor desempenho na região do Agreste e Leste, onde aparece com 44%. A menor votação é na região Oeste do Estado, com 29%.

Dilma lidera preferência do eleitor potiguar

Na eleição para Presidência da República, na pesquisa Ibope/Fiern Dilma Rousseff (PT) lidera a intenção de votos com 50%. Em segundo lugar aparece o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) com 29%. A terceira colocada é a senadora Marina Silva com 9%. Os eleitores indecisos somam 5%. Esse foi o mesmo percentual dos que declararam a intenção de votar em branco ou anular o voto.

Na pesquisa espontânea, Dilma Rousseff também lidera. A ex-ministra está com 34%, enquanto José Serra aparece com 13% e Marina Silva 4%. Os eleitores que se declaram indecisos somam 42%.

Na projeção para o 2º turno nas eleições presidenciais, levando em conta a disputa entre a ex-ministra Dilma e o ex-governador Serra. A candidata petista teria 57% das intenções de votos, contra 35% do candidato do PSDB. O número de indecisos, no segundo turno, seria de 4%, igual ao percentual dos que declararam votar em branco ou anular o voto.

FONTE-TN

Nenhum comentário:

Rádio ao Vivo Clique no PLAY