O prazo de validade da carteira de estudante 2010 foi ampliado por mais um mês. Com isso, a data limite para a emissão da nova Identidade Estudantil Eletrônica segue até o dia 31 de maio de 2011. O prazo inicial para a emissão do documento seria encerrado no dia 30 de abril.



Em Natal estão disponíveis postos de atendimento para emissão do documento para alunos da rede pública de ensino (municipal, estadual e federal), na Semob (Ribeira), Ginásio Nélio Dias, Área de Lazer do Panatis (zona Norte), Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure), na av. 9 ao lado da Rodoviária Nova e Estádio João Machado. O aluno terá que levar o RG e o Cartão Natal Card Estudante. Quem não tiver o cartão estudantil deve procurar os postos localizados na Semob (Ribeira), área de lazer do Panatis e Machadão.

Este ano, a carteira para os alunos da rede pública (municipal, estadual e federal) de ensino se vale do aproveitamento do cartão de passagens (o Natal card estudantil) emitido o ano passado, por meio da fixação de um selo, com as informações vigentes. Até o ano passado, eram dois documentos: a identidade estudantil e o cartão de bilhete eletrônico, que foram unificados.

A mudança tem base no Decreto nº 9.326, publicado no Diário Oficial do Município no dia 12 de março, que visa a oferta gratuita das carteiras aos estudantes da rede pública de ensino. Por meio de parceria entre a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e o Seturn, onde o primeiro arcaria com os custos, segundo o decreto, e o Sindicato caberia a confecção, cancelamento, disponibilização, comercialização e distribuição das carteiras estudantis eletrônicas.

De acordo com o diretor do Departamento de Operações e Permissões da Semob, Márcio Ataliba, pelo menos 120 mil cartões de estudantes estão em circulação e serão reaproveitados com a implantação do novo documento.

Para assegurar que estudantes não serão lesados no direito à meia-entrada, o diretor de operações e permissões da Semob Márcio Ataliba ressaltou que a Prefeitura de Natal junto aos Procons Municipal e Estadual estão formulando portaria. “A carteira de estudante 2011 é oficial, gratuita (para os da rede pública) e válida para todas as atividades prevista em lei”, frisa Márcio Ataliba. Quanto à meia passagem intermunicipal, as negociações seguem entre o DER e Natal Card.

FONTE-TRIBUNA DO NORTE