Uma quadrilha apontada pela polícia como especializada em arrombar caixas eletrônicos usando massaricos foi parcialmente "desmontada" na madrugada deste sábado, no Rio Grande do Norte, após tentativas frustradas de assaltar um supermercado no município de Coronel Ezequiel e um banco em Santa Cruz - ambos a mais de 100Km de Natal. Durante confronto com policiais, um dos bandidos foi morto, dois foram presos e outros dois fugiram.

De acordo com informações colhidas em Santa Cruz, última parada dos assaltantes, o bando - formado por cinco homens, divididos em dois carros - partiu de Natal com destino ao interior com planos de realizar os assaltos. Uma denúncia anônima sobre a pretensão dos bandidos deixou, entretanto, a polícia em alerta e monitorando os passos.

Em Coronel Ezequiel, os assaltantes teriam encontrado o comércio fechado. Eles desistiram da investida contra o estabelecimento e seguiram para Santa Cruz onde o alvo seria um banco, não identificado pela polícia. Ao chegar ao bairro Paraíso, já em Santa Cruz, o bando percebeu que estava sendo seguido pela polícia e invadiu uma residência.

Quatro adultos e uma criança que estavam no local foram feitos reféns. O clima ficou tenso. Durante a negociação para a libertação dos moradores uma troca de tiros entre os assaltantes e a polícia foi iniciada. Um dos assaltantes, conhecido como Raphael Pepo, acabou alvejado e morreu no local. Ele é apontado como um dos maiores assaltantes de bancos no estado.

A polícia prendeu outros dois integrantes do grupo, um deles sob suspeita de atuar como informante da quadrilha. Outros dois estão foragidos.

Com os bandidos, foram apreendidos duas armas, seis celulares, além de massarico, alicate de corte, macaco hidráulico, chaves de fenda e capuzes - instrumentos geralmente usados em arrombamentos. O grupo, disse a polícia, atuava no Rio Grande do Norte e no interior da Paraíba.

O delegado Normando Feitosa, adjunto da Deicor (Delegacia Especializada em Investigação Contra o Crime Organizado) está à frente do caso. As diligências em busca dos foragidos continuam com o apoio da Polícia Militar de Santa Cruz.

Os dois presos deverão ser encaminhados para o presídio de Alcaçuz ou o Presídio Estadual de Parnamirim, por já terem passagem pela polícia (por assalto a banco). O corpo de Raphael Pepo, por sua vez, já foi recolhido pelo Itep e encaminhado para Natal. Toda a ação do grupo foi reagistrada entre as 3h e 4h de hoje. Nenhum policial ou popular, incluindo os reféns, foram feridos.