domingo, 7 de junho de 2009

Uma justa e devida homenagem à poetisa


Por Renato Lisboa
Diário de Natal

Um morador da cidade de Nísia Floresta iniciou uma campanha para homenagear a filha mais ilustre do município. O historiador e pesquisador Luís Carlos Freire está mobilizando instituições para que a escritora Nísia Floresta ganhe um selo comemorativo dos Correios, em 2010, quando se comemoram seus 200 anos de nascimento. "É uma grande oportunidade de termos divulgada a imagem dessa brasileira importantíssima para a história do país", fala o pesquisador.

Quem quiser colaborar com a campanha pode acessar o site dos Correios e defender o selo para homenagear a escritora. A votação, que se encerra no dia primeiro de junho, é feita após o preenchimento de um cadastro, no link http://www.correios.com.br/selos/selos_postais/vota_selo/default.cfm.Os critérios da escolha seguem uma portaria do Ministério das Comunicações.

"O selo, embora minúsculo, é de uma representatividade monumental e vai revitalizar a memória da intelectual, despertando principalmente nos jovens a vontade de conhecer um dos mais belos legados da história do Rio Grande do Norte", afirma Luis Carlos Freire. Ele diz perceber a "continuição da discriminação" contra a qual Nísia lutou. "Em sua terra natal, são raras as instituições que enalteceram sua história e obra", critica.

De acordo com Cleudivan Jânio de Araújo, agente dos Correios em Natal e participante da sessão de filatelia, serão escolhidos "entre quinze e vinte motivos" para serem homenageados, que pode vir de setores como artes, cultura popular, datas comemorativas, arquitetura, esportes, fauna, flora, literatura brasileira, personalidades, preservação do meio ambiente, turismo e outros. O resultado sai no segundo semestre de 2010 próximo ao Dia do Selo, comemorado em 1 de agosto.

Os critérios adotados para a escolha são originalidade, exploração de inovações estéticas e filatélicas, utilização de inovações técnicas, como recurso tecnológico avançado de impressão de selo (a exemplo das emissões com aroma ou com a aplicação de efeitos holográficos), aceitação do mercado e ineditismo nos contextos nacional e internacional. Os Correios vão publicar um edital para cada emissão, como forma de divulgar o lançamento dos selos postais comemorativos e especiais.

Fonte: Diário de Natal
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

1 comentários:

Rita disse...

Sempre leio seu blog, inclusive os comentários. Trago aqui uma sugestão a você José Maria: 1) Mantenha e estimule a participação de convidados para marcar presença em seu Programa(UM entrevistado por sábado seria o ideal(DOIS=excelente). sei que você é extremamente bem assessorado, sua equipe se encarregará em enviar ofícios ou fazendo pedidos informais aos convidados. Sinto falta quando não aparece O(A) ENTREVISTADO(A) DO DIA(crie esse espaço permanente, porque já se teve sábados com muitos convidados e outros sem nenhum). Adoraria conhecer pessoas “FAZENDO ACONTECER”(com atitude), que estejam envolvidas com a comunidade(que venha e abra uma discussão sobre temas ligados a cultura popular, culinária, talentos (na música, artes plásticas, no teatro, na dança),pontos turísticos, curiosidades, lendas....). Com a sensibilidade que eu sei que você tem, a troca de conhecimentos será válida para todos, além de expandir o potencial da Cidade de Nísia. Que tal convidar o historiador e pesquisador Luis Carlos Freire para o seu próximo programa? RITA

Redes Sociais

A melhor programação

Seguidores do Google

Arquivo