Por Renato Lisboa
Diário de Natal

Um morador da cidade de Nísia Floresta iniciou uma campanha para homenagear a filha mais ilustre do município. O historiador e pesquisador Luís Carlos Freire está mobilizando instituições para que a escritora Nísia Floresta ganhe um selo comemorativo dos Correios, em 2010, quando se comemoram seus 200 anos de nascimento. "É uma grande oportunidade de termos divulgada a imagem dessa brasileira importantíssima para a história do país", fala o pesquisador.

Quem quiser colaborar com a campanha pode acessar o site dos Correios e defender o selo para homenagear a escritora. A votação, que se encerra no dia primeiro de junho, é feita após o preenchimento de um cadastro, no link http://www.correios.com.br/selos/selos_postais/vota_selo/default.cfm.Os critérios da escolha seguem uma portaria do Ministério das Comunicações.

"O selo, embora minúsculo, é de uma representatividade monumental e vai revitalizar a memória da intelectual, despertando principalmente nos jovens a vontade de conhecer um dos mais belos legados da história do Rio Grande do Norte", afirma Luis Carlos Freire. Ele diz perceber a "continuição da discriminação" contra a qual Nísia lutou. "Em sua terra natal, são raras as instituições que enalteceram sua história e obra", critica.

De acordo com Cleudivan Jânio de Araújo, agente dos Correios em Natal e participante da sessão de filatelia, serão escolhidos "entre quinze e vinte motivos" para serem homenageados, que pode vir de setores como artes, cultura popular, datas comemorativas, arquitetura, esportes, fauna, flora, literatura brasileira, personalidades, preservação do meio ambiente, turismo e outros. O resultado sai no segundo semestre de 2010 próximo ao Dia do Selo, comemorado em 1 de agosto.

Os critérios adotados para a escolha são originalidade, exploração de inovações estéticas e filatélicas, utilização de inovações técnicas, como recurso tecnológico avançado de impressão de selo (a exemplo das emissões com aroma ou com a aplicação de efeitos holográficos), aceitação do mercado e ineditismo nos contextos nacional e internacional. Os Correios vão publicar um edital para cada emissão, como forma de divulgar o lançamento dos selos postais comemorativos e especiais.

Fonte: Diário de Natal