O Papa Francisco nomeou neste sábado (18) um novo bispo para a Diocese de Mossoró, cidade localizada na região Oeste potiguar. Dom Francisco de Sales Alencar Batista assume o posto em substituição a Dom Mariano Manzana, que havia pedido renúncia após completar 75 anos de idade.

O aceite da renúncia e a nomeação do novo bispo foram publicados pelo Vaticano e divulgada também pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Para assumir a Diocese de Mossoró, Dom Francisco de Sales deixará Cajazeiras, na Paraíba, onde estava também como bispo desde 2016.

O novo bispo de Mossoró nasceu no dia 17 de abril de 1968 em Araripina, em Pernambuco. Ele fez a profissão religiosa na Ordem dos Freis Carmelitas no dia 24 de janeiro de 1988 e foi ordenado sacerdote em 29 de novembro de 1995.

Completou seus estudos de Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia (Insaf), em Olinda (PE), e de Teologia e Filosofia na Milltown, Dublin, capital da Irlanda. Em seguida, obteve uma licenciatura em Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum de Roma.

Durante o ministério sacerdotal, Dom Francisco exerceu diversos cargos de formador dos estudantes de filosofia; reitor da Basílica do Carmo, em Recife; pastor, conselheiro e prior provincial da Província Carmelitana de Pernambuco.

Em 2011, assumiu o ofício de vice-prior do Centro Internacional Santo Alberto,em Roma, e, em 2014, assumiu a função de secretário-geral da Ordem do Carmo, e também presidente da Comissão Internacional para a Liturgia e Oração, além de ser membro da Comissão Internacional de Evangelização e Missão.

Fonte: G1